sábado, 1 de junho de 2013

Reciclagem cultural



Para quem passa pelo caminho entre Campos dos Goytacazes e São Francisco da Itabapoana, no extremo norte do estado do Rio de Janeiro, há a fantástica possibilidade de se contemplar um trabalho interessante idealizado pelo artista plástico Pérez Dová: a maquete de uma favela construída em meio à natureza. Tal maquete é a entrada de um centro cultural – o Tabernarte – cujos objetos que o decoram são quase inteiramente feitos com materiais reciclados. Por causa disso, o local pode ser denominado como uma espécie de “santuário da reciclagem.


Segundo seu idealizador, o centro cultural se dedica à missão de ser um refúgio para os moradores da região, uma vez que, pela falta de recursos, contam com poucas opções de entretenimento. Lá, são realizados saraus de poesia, espetáculos e oficinas de música, teatro e artesanato. Valendo-se de pneus velhos, azulejos e pedras, bem como de outros materiais que seriam naturalmente descartados, o artista plástico criou murais e redes, que são sustentadas por palmeiras também construídas com pneus.


Maiores detalhes sobre essa magnífica iniciativa  se encontram no endereço http://margarethmarmori.wordpress.com/2013/05/06/reciclagem-cultural/

Nenhum comentário:

Postar um comentário