Por : VALMIRA DIAS
PROJETO: Meio Ambiente – Reciclagem PERÍODO: 1º a 05
PROJETO: Meio Ambiente – Reciclagem PERÍODO: 1º a 05
Justificativa:Envolver os alunos
num projeto que busca não só a conscientização da importância da preservação do
planeta, mas da ação de cada um através do não-desperdício, do reaproveitamento
de matéria-prima e da reciclagem do lixo.
Objetivo Geral:* Mostrar como a
educação ambiental é importante para o nosso planeta, dando enfoque à
problemática do lixo e à solução oferecida pela reciclagem.* Elaborar um
informativo a respeito da reciclagem do lixo; conscientizando a comunidade da
importância do reaproveitamento dos materiais recicláveis.
Objetivos específicos:
* Conscientizar os alunos da
problemática do lixo;* Criar uma consciência ambiental ao ensinar aos alunos a
importância da redução, da reutilização e da reciclagem;* Esclarecer eventuais
dúvidas acerca da reciclagem, aumentando, assim, o horizonte do conhecimento
desses alunos;* Ensinar o aluno a reaproveitar o lixo, a fim de que ele crie
objetos úteis para o seu dia-a-dia;* Ajudar os alunos a confeccionar alguns
brinquedos ou jogos.* Realizar pesquisas e atividades sobre o reaproveitamento
dos diversos materiais utilizados no dia-a-dia.* Conscientizar-se da
importância desse trabalho e utilizar os conhecimentos adquiridos para o bem
estar de sua vida e do meio ambiente.* Enfocar os prejuízos que a sociedade
sofre com a má utilização do lixo, causando enchentes, poluição e doenças.*
Pesquisar em diferentes fontes (jornais, revistas, boletins).* Confecção de
cartazes e do boletim informativo.* Estabelecimento de relações entre os
materiais que utilizamos no dia-a-dia e seu reaproveitamento final.
Estratégias:
1. Confecção de
cartazes, com recortes de objetos de plástico, papel, papelão, metal e vidro de
panfletos para divulgar os materiais que deverão ser separados.
2. Montagem de um
mural externo com objetos trazidos para a reciclagem (papel plástico, vidro e
metal) contendo algumas informações a respeito do tempo de decomposição.
3. Leitura de
textos informativos para as crianças à medida que o projeto for sendo
desenvolvido e os materiais forem chegando, ir lendo para as crianças e
trocando com as outras salas que estão estudando também
.4. Passeio pelo
bairro com registros dos lixos encontrados
5. Elaborar uma
lista com as crianças de algumas possíveis soluções que podem ajudas a amenizar
o problema. Essas soluções poderão ser usadas na confecção dos cartazes além de
fazer parte do informativo.
6. Propor ao grupo
pensar estratégias para conscientizar as pessoas a separar o lixo reciclável do
lixo orgânico.
7. Mostrar para as
crianças brinquedos e objetos que podem ser feitos com materiais recicláveis,
utilizando revistas, livros sobre o assunto e/ou os próprios objetos.
8. Confecção de brinquedos com
materiais recicláveis, (alguns brinquedos podem ser doados para outras salas).
Após escolherem quais irão fazer, dividir as crianças em grupo para
confeccioná-los. Cada aluno deverá ter o seu trabalho.
Orientações didáticas:
Orientações didáticas:
* Lembrar-se sempre
do objetivo do projeto que foi compartilhado com as crianças, registrando as
descobertas e curiosidades sobre o tema para o informativo.
* Garantir um
espaço na roda onde as crianças possam falar sobre suas hipóteses e serem
ouvidas tanto pela professora como pelas crianças.
* Propiciar
situações de interações entre as crianças para troca de conhecimentos e de suas
hipóteses.
* Propiciar
situações onde as crianças possam avançar em seus conhecimentos, confrontando
os seus conceitos espontâneos com os científicos.
* Selecionar previamente os vídeos,
histórias e textos informativos para serem discutidos, fazendo recortes que
possam ser aproveitados como fonte de informação. O professor precisa saber bem
do que se trata o texto ou vídeo para explora-lo melhor com os alunos.
Alguns conceitos:
Mas, e o que é, de
fato, a Educação Ambiental?Em poucas palavras, Educação Ambiental é uma forma
de educar para desenvolver a consciência ambiental. É uma maneira de relacionar
atitudes e aprendizado ao meio ambiente. Para muitos, ela restringe-se em
trabalhar assuntos relacionados à natureza: lixo, preservação, paisagens
naturais, animais, etc., o que faz com ela assuma um caráter basicamente
naturalista (http://www.apoema.com.br/hp.htm).É um processo permanente no qual
os indivíduos e a comunidade tomam consciência do seu meio ambiente e adquirem
conhecimentos, valores, habilidades, experiências e determinação que os tornem
aptos a agir e resolver problemas ambientais, presentes e futuros (DÍAZ, 2002).
Culminância:
Exposição de
trabalhos individuais de objetos confeccionados com materiais recicláveis no
dia 05/junho, aberto aos pais às 17h30min.
Avaliação:
Acontecerá de forma processual,
diagnóstica e acontecerá durante todo o desenvolvimento do projeto. Quando
necessárias às atividades serão reformuladas para que os objetivos traçados
possam ser alcançados.Os momentos mais significativos do projeto serão
registrados, tendo como ponto de observação o interesse, a participação à
autonomia, a criatividade, a interação do grupo, enfim, todos os dados, que nos
retratem a relação da turma com o projeto.
SUGESTÕES DE ATIVIDADES:Jogos como:Bilboquê, dominó, boliche, peteca, vai-e-vem, jogo de dama, resta-um..
SUGESTÕES DE ATIVIDADES:Jogos como:Bilboquê, dominó, boliche, peteca, vai-e-vem, jogo de dama, resta-um..
Nenhum comentário:
Postar um comentário