quarta-feira, 29 de maio de 2013

ARTES

                 A arte pode ser introduzida no ensino sobre reciclagem. Através das diversas aras da arte, os alunos podem ter uma melhor compreensão sobre o assunto.        
                A oficina tem como objetivos propiciar á comunidade escolar reflexões a respeito da 
problemática do lixo; capacitar multiplicadores para implementação de ações que visem a gestão integrada de resíduos; buscar multiplicadores para processo de educação/conscientização da população sobre a importância da redução, reutilização e reciclagem de resíduos; sensibilizar os educadores sobre a importância da educação ambiental; desenvolver hábitos de respeito e preservação do meio ambiente; conhecer algumas possibilidades para a confecção de materiais lúdicos/pedagógicos; permitir aos educandos fazer uma avaliação a respeito da necessidade de se pensar na qualidade de vida e das relações em grupos sociais; dar vida a um momento permitindo que se transformem sentidos das atividades escolares em algo prazerosos; realizar atividades práticas que permita ao aluno ser agente transformador e preservador do meio ambiente; adquirir habilidades para trabalhar com sucatas. Dentre as atividades práticas encontram-se atividades que permitem conhecer a si próprio para a valorização do outro como a atividade Mapeando o corpo, na qual os participantes reconhecem o próprio corpo a partir do corpo do outro e fazem uma reflexão sobre seus valores intrínsecos. Com a atividade denominada Algo em comum, objetiva-se que os educadores possam ampliar seus conhecimentos sobre como agem os animais, refletindo sobre eles e o que podem ter em comum se comparado com o meio no qual vivemos, fazendo uma associação do que ocorre no meio ambiente (mundo animal) e no ambiente educacional enfatizando as problemáticas de inclusão e exclusão. Construindo brinquedos pedagógicos com sucatas, possibilita que os educadores reutilizem materiais que seriam destinados ao lixo e possam exercitar sua criatividade e troca de conhecimentos. Outras atividades como Incêndio na Floresta e História continuada exercitam a memória, atenção, coordenação motora, criatividade e agilidade, fatores que devem ser trabalhados constantemente com os educandos para auxiliar seu desenvolvimento. O Teatro com brinquedos de sucata, propicia o exercício da criatividade elaborando textos, assim como, reutilizando sucatas, além de exercitar o cooperativismo e interação com o grupo. História em cena visa trabalhar com conscientização de preservação do meio ambiente, a criatividade, entrosamento e capacidade de criação e improvisação. 
             Se o educando brinca, sonha, canta, inventa – pode trabalhar arte cênica; pois o teatro para o educando compreende a extravasão dos sentidos mais urgentes e das fantasias mais gritantes. 
          Teatro desinibe, eleva, cria, transforma. Teatro em forma de brincadeira, faz das horas passadas na escola, momentos alegres de refugio e extravasão. E paralelamente a esta relação intuitiva – emocional, vão sendo trabalhadas, a coordenação motora fina e grossa, todo o 3 esquema corporal, gradativamente o equilíbrio físico e psicológico, desinibição, autoconfiança, criatividade e liberação da agressividade e tensão.

http://www.ufjf.br/virtu/files/2010/04/artigo-2a32.pdf










Nenhum comentário:

Postar um comentário